Home  »  Artigos  »  Oração da Coroinha do Menino Jesus de Praga: aprenda a rezar

Oração da Coroinha do Menino Jesus de Praga: aprenda a rezar

A oração é muito mais do que uma prática religiosa, ela é o respiro de nossas almas, um esforço para encontrarmos a Deus. Engana-se quem pensa que a oração é algo dispensável ou perda de tempo. Pois, sem oração a alma não vive, e o nosso corpo viverá à mercê das circunstâncias do tempo presente. […]

23/07/2024

A oração é muito mais do que uma prática religiosa, ela é o respiro de nossas almas, um esforço para encontrarmos a Deus.

Engana-se quem pensa que a oração é algo dispensável ou perda de tempo. Pois, sem oração a alma não vive, e o nosso corpo viverá à mercê das circunstâncias do tempo presente.

Ao contrário, aquele que reza permanece unido a Deus, vivendo neste mundo com firmeza, confiante em Deus nos tempos de infortúnio e grato nos tempos de bonança.

De fato, a oração nos dispõe à verdadeira vida que é a vida da graça. Prova disso foi a maneira pela qual a devoção ao Menino Jesus de Praga iniciou.

Continue lendo e entenda mais como a oração pode ser frutuosa para nossa vida, para a nossa espiritualidade e amizade com Deus. Confira!

 

A importância da oração

Quando recordamos que não nascemos somente para esta vida passageira, mas para a eternidade, a oração passa a exercer um papel fundamental em nossas vidas.

Isso porque, para alcançarmos a eternidade com Deus, precisamos trilhar um caminho de santidade aqui na terra, e este caminho se dá por meio da oração.

Dessa forma, aquele que não tem vida de oração dificilmente conseguirá ser santo neste mundo tampouco unir-se a Deus na eternidade. Logo, “Quem reza se salva. Quem não reza certamente se condena.” (Santo Afonso de Ligório).

Portanto, segundo Bento XVI, Santo Afonso cunhou essa frase para explicar a verdade basilar de como é real para nós o risco de se perder.

Então, não podemos deixar de rezar, em cada situação da vida devemos sempre “bater à porta do Senhor”. Sobretudo, em tempos de provações e dificuldades.

 

Os frutos da oração em nossa vida

Os frutos da oração em nossas vidas são incontáveis, mas podemos pontuar alguns aqui:

INTIMIDADE COM DEUS

Como vimos anteriormente, é através da oração que dialogamos com Deus. Pois, a oração não nos faz apenas falar, mas, sim, ouvir a Deus. Assim, estabelecemos intimidade, confiança e amor para com o nosso Criador.

DISPOSIÇÃO PARA A SANTIDADE

Muitos não sabem, mas é através da oração que o gosto pelas coisas santas vai aumentando pouco a pouco em nós. Assim, somos conduzidos e fortalecidos para praticar o que São Paulo fala em sua carta:

Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra.”(Cl 3,1-2).

PAZ INTERIOR

Essa, sem dúvidas, é um dos frutos mais maravilhosos da oração. Pois em meio a tantas situações difíceis em que vivemos é difícil permanecer em paz. Mas Nosso Senhor Jesus, por meio de sua presença, nos recorda que não há o que temer pois Ele cuida de nós.

Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós.”
(I Pd 5,7).

 

A riqueza que há na Igreja para quem busca a vida de oração

Podemos encontrar diversos tipos de oração na Igreja. Deixados por grandes homens e mulheres, santos e santas, essas orações expressam a maneira como se relacionavam com Deus, com profundidade e verdade.

Estas orações foram, ao longo do tempo, atestadas por padres, Papas e leigos que reconheceram seus benefícios e autenticidade para a vida de oração.

Podemos citar aqui algumas:

Orações litúrgicas

Missa: A celebração da Eucaristia, é considerada a mais alta forma de oração na Igreja Católica.

Liturgia das Horas: conhecida como Ofício Divino, é uma série de orações recitadas em momentos específicos do dia: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite).

Orações de Penitência e súplicas: santo Rosário, novenas, ladainhas, coroas, etc.

Orações de ação de graças: Te Deum, Adoração eucarística, etc.

Orações Vocais: Pai nosso, Ave Maria, Santo Anjo, São Miguel Arcanjo, etc.

 

Uma poderosa oração

Uma oração cheia de tradição que poucos conhecem e que tem sua origem entre os carmelitas é a coroa do Menino Jesus de Praga.

Este pequeno rosário ou coroa foi inspirado pelo próprio Menino Jesus à venerável Maria do Santíssimo Sacramento, Carmelita Descalça, que morreu em odor de santidade no Carmelo de Beaune, na França, no dia 26 de maio de 1648.

Jesus disse à religiosa:

“Minha filha, busca no tesouro da minha infância e eu não te recusarei nada.” Falou ainda que essa prática lhe era muito agradável e prometeu a pureza e a inocência para os que portam a coroa e a recitarem com devoção.

 

A Coroinha do Menino Jesus de Praga é rezada da seguinte forma:

Três Pai Nossos em honra às três pessoas da Sagrada Família,
Doze Ave Marias para recordar os 12 anos da infância do Senhor
Um Glória em louvor da Santíssima Trindade.

Beija-se a medalha dizendo: “Divino Menino Jesus, abençoai-nos.”

Antes de cada Pai Nosso, diz-se: “E O Verbo se fez carne, e habitou entre nós.”

Rezam-se, depois, as doze Ave Marias e o Glória.

Em seguinte, reza-se:

Ó amável Salvador, que possui todos os tesouros de ciência e sabedoria divina, ensinai-nos a amar-Vos para que possais, conforme Vossa promessa, morar sempre no íntimo de nosso coração. Vós, que sois o Mestre Divino, mostrai-nos Vossa santíssima vontade e dai-nos a graça de finalmente cumpri-la. Amém!

SANTUÁRIO MENINO JESUS DE PRAGA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

× Fale com o Santuário