Home  »  Artigos  »  Santuário Menino Jesus de Praga: origem e devoção

Santuário Menino Jesus de Praga: origem e devoção

É de despertar muita gratidão no coração de quem viu ou de quem conhece a história do Santuário Menino Jesus de Praga. De fato, Deus opera maravilhas quando encontra corações generosos dispostos a deixar-se conduzir pelo Senhor. Pois, quem diria que, na simplicidade de poucas pessoas, Deus faria brotar um povo novo para alcançar tantas […]

16/07/2024

É de despertar muita gratidão no coração de quem viu ou de quem conhece a história do Santuário Menino Jesus de Praga. De fato, Deus opera maravilhas quando encontra corações generosos dispostos a deixar-se conduzir pelo Senhor.

Pois, quem diria que, na simplicidade de poucas pessoas, Deus faria brotar um povo novo para alcançar tantas realidades?

Assim, mesmo em meio a tantas dificuldades e desafios, podemos dizer que a fé foi o que levou um pequeno grupo de pessoas a contemplar um grande milagre.

Sim! O Santuário Menino Jesus de Praga é um grande milagre diante dos nossos olhos. Tal como o povo desfrutou de Canaã depois de um deserto intenso, sem dúvida, a intercessão ao Divino infante foi o que deu ao povo de Campinas sua terra prometida: o santuário Menino Jesus de Praga.

Continue lendo e conheça essa história encantadora do Santuário do Menino Jesus de Praga. 

 

Santuário Menino Jesus de Praga: uma história de fé

Tendo seu início de forma simples em Agosto de 1967, é difícil acreditar que uma iniciativa tão pequena resultaria na Construção de um grande Santuário. E, mesmo na limitação daqueles que iniciaram, Deus ergueria um grande templo.

Uma garagem e um casal que, com grande generosidade, abriu as portas de sua casa, mais precisamente sua garagem, para receber o Cristo. Esse foi o pouco que Deus precisava para fazer grandes coisas.

“Limpa seu abrigo e a gente celebra aí“, foram as palavras do monsenhor Antônio Mariano da Silva Camargo, Vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Foi através destas palavras que Dona Marlene e Seu Gilberto (in memorian) tiveram a graça de sediar a primeira missa da história deste Santuário.

Inicialmente com 50 pessoas que ficavam na rua enquanto o altar estava montado dentro da garagem desse generoso casal.

Assim, após a missa de inauguração, as celebrações seguintes passaram a ser realizadas num galpão emprestado pela Prefeitura. Trata-se do local onde, hoje, fica o salão de festas da Igreja. E naquele momento, o terreno já era doado.

No início, eram celebradas missas somente aos domingos, às 18h30; e às quintas-feiras, às 15H.

 

O milagre do Santuário Menino Jesus de Praga estava se concretizando

Em 11 de fevereiro de 1968, foi abençoado o local efetivo da futura capela. Naquele momento, começavam a se erguer, finalmente, os primeiros alicerces da comunidade local, e todos viam, com alegria, a concretização de um antigo sonho.

Mais adiante, em 20 de janeiro de 1971, foi lavrada a escritura de compra e venda do terreno. Dessa forma, o milagre ia acontecendo pouco a pouco e, literalmente, concretizando-se. E a capela, localizada no antigo loteamento do DAE (departamento de água e esgoto da Sanasa), ia se transformando na Igreja Menino Jesus de Praga.

Com a providência divina e a ajuda da comunidade local, com esforço e dedicação daqueles que eram pioneiros, a antiga capela de São Sebastião foi vendida para ajudar no custeio da obra (esta ficava no Cambuí e não existe mais).

Assim, com uma bênção e Santa Missa celebrada por Dom Antônio Maria Alves Siqueira, em 25 de dezembro de 1973, a Igreja foi inaugurada. Ficando assim, sob a direção do Mons. Fernando Godoy até Outubro de 1999.

Conheça mais sobre a História do Santuário Menino Jesus de Praga.

 

A escolha do nome do Santuário Menino Jesus de Praga

Dona Marlene afirma que a ideia do nome Menino Jesus de Praga para o Santuário, foi sugestão do Monsenhor Mariano, fato que consta nos autos da Igreja. Pois, Ele já conhecia toda a história e era um grande devoto do Menino Jesus.

Dessa maneira,  Menino Jesus sempre nos ensina a entregar todas as coisas à Sua vontade, com confiança e fé em suas palavras:

“Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e a porta se abrirá”. (Mt 7,7-11).

 

Elevação a Santuário

Em 13 agosto de 2021, após a grande Pandemia do Coronavírus ter sido motivo de adiamento da data prevista inicialmente, a Igreja do Menino Jesus de Praga de Campinas foi elevada a Santuário Arquidiocesano.

Assim, providencialmente, nesta mesma data, a Igreja comemora o dia de Santa Dulce dos Pobres,a qual estavam sendo veneradas as relíquias sobre o altar de nossa Igreja.

A belíssima cerimônia religiosa contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom João Inácio Müller. Nessa mesma ocasião, Dom João colocou em caráter permanente, na mesa do altar de celebrações do novo Santuário, os restos mortais de (Santa Dulce dos Pobres, Santa Bakhita e Beato Padre Donizetti).

Assim, ao final desta missa memorável, em Agosto de 2021, e seguindo procedimentos e normas canônicas, foi lido o Estatuto do Santuário pelo Arcebispo presente. Este documento foi assinado e formalizado pelo Arcebispo (Dom João Inácio Muller) e por seu Chanceler (Padre Emerson de Almeida Amaral). 

 

As atividades do Santuário Menino Jesus de Praga

Jamais conseguiremos mensurar o grande bem que acontece na vida de tantas pessoas, crianças e adultos, casais e solteiros, através da missão do Santuário.

Ao longo dos anos, milhares de vidas foram alcançadas pelas atividades dessa comunidade que começou tão pequena e hoje conta com diversos meios para evangelizar. Mídias, como rádio, televisão e internet hoje podem ser utilizadas para que a palavra e a graça de Deus cheguem a mais pessoas.

Assim, muitos trabalhos realizados podem ser sinal da graça e da misericórdia divina em meio a nós. Como é o caso da creche, pastoral da ação social São Thiago, grupos de oração etc.

Confira aqui a programação completa do nosso Santuário

O Santuário conta hoje com uma estrutura muito especial. Quem não acompanhou a trajetória jamais compreenderá o tamanho do milagre que ocorreu bem diante dos nossos olhos.

Portanto, hoje vemos concretizado um grande milagre!

SANTUÁRIO MENINO JESUS DE PRAGA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

× Fale com o Santuário